Navigation Menu+

Um pouco de história por trás das incríveis portas balinesas

Entre todos os estilos de portas encontrados na Indonésia, Bali tem seu estilo único.

Untitled-2

O desenho das portas balinesas está intimamente relacionado com o das portas encontradas no sul da Índia, em particular àquelas presentes nos pavilhões do estilo de Arquitetura Tamil Nadu que datam de milhares de anos atrás. As influências se encontram não só na construção, mas também na escolha da cor, estilo da maçaneta e mecanismo de tranca.

A versão balinesa passou, ao longo dos séculos, por vários estilos decorativos indo desde as três cores adotadas nas antigas aldeias situadas nas montanhas da ilha de Bali, até as elaboradas portas talhadas à mão e pintadas.

Untitled-3

As portas das construções indígenas das aldeias de Bali são de apenas uma folha diferente das portas típicas balinesas. As esculturas e desenhos são muito semelhantes as encontradas em algumas mesquitas antigas do século XVI no leste da ilha de Java. Já as portas típicas e mais frequentemente encontradas nos portões dos templos, santuários e portões de casas são de duas folhas.

Untitled-1

A esquadria e a arquitrave circundante são os locais onde a decoração ganha sua expressão mais forte. São realizados trabalhos feitos em madeira ou até mesmo em pedras talhadas por artesões locais, que esculpem motivos de flores e outras figuras tidas como talismãs protetores.

Untitled-2 Untitled-3

Deixe seu comentário

comentários nessa matéria